terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Inspiração: Página do Facebook Góticos Afrodescendentes


Heeey! Como estão? Eu vou bem, só estou sem dinheiro (como sempre)! Hoje estava andando pela Web e olha o que eu encontrei para nós: Uma página do facebook que só mostra góticos afrodescendentes. Não é blog, mas é sobre a cena alternativa e é sobre os negros, então tamo junto! ;)

Quem Administra?

A página é administrada pela principalmente pela Agnes, que gentilmente me enviou um email pelo formulário aqui do blog. Mas, gente, cês sabem como eu sou né? Eu fui excluir os spam da caixa de email e acabou que exclui junto o lindo email da Agnes também, gente! Tô passada :( mas eu li com todo carinho e no email ela me contou como a página funciona.

Ela tem alguns ajudantes para postar as fotos e eles sempre estão a procura de modelos para divulgar. O bom disso tudo é que eles divulgam as páginas, o contato com as modelos e tem todo o cuidado com as fotos.

Além disso, há divulgação de CD's e de artistas negros da cena gótica. E isso é incrível! :D

Daí vocês me perguntam:

Por que afrodescendentes e não negros?

Simplesmente porque nem todo mundo que é afrodescendente é consequentemente negro.  É só vocês pensarem em pessoas de pele branca que possuem em suas famílias avós ou bisavós negros, que muitas vezes, por conta da miscigenação, acabam nascendo com fenótipos europeus, sacam? :)

Estou falando disso porque eu sei que isso causa um pouco de estranhamento, já que algumas pessoas utilizam desta denominação para um negro ao invés de dizer que ele é propriamente negro. O que não deixa de ser um preconceito. A pessoa parece que quer suavizar algo que parece uma ofensa. Mas aqui não é não tá?

Na própria página, há uma política que respeita a todos, independente das tonalidades da pele, contanto que ela tenha traços africanos:

"As MODELOS postadas na página sim sempre são de etnia negra, seja o tom de pele claro ou bem escuro, seja também ela "branca" com traços afro será sim postada, desde que claro esteja dentro do contexto da página."

Enfim, vocês entenderam que ser negro e afrodescendente são coisas um pouco distintas neste caso.
Eu super curti a página, porque mostra as pessoas que há muito mais negros alternativos do que a gente imagina. E isso é tipo: WOW! Muito muito legal! :D

Foto de uma das meninas brasileiras que a página divulga.
Bom, como eu não conheço o dono da página, não tenho muito o que falar sobre ele. Acredito que seja uma comunidade com vários ajudantes. Já atualizei acima O mais legal de tudo é que é uma página brasileira e que muitas das fotos (não todas) é de gente da gente. :D

Lindíssima

Enfim, chega dos bla bla blá, corram para lá e sejam felizes!


Atualização (26/12): como a postagem foi (muito) relâmpago, já que tive que sair nestes dois dias de Natal aí, parece que a postagem está um pouco vaga. Eu deixei também de falar algumas coisas para não escrever sem saber o que tava falando. Após o pessoal da página me mandar um email eu pude desenvolver mais o texto aqui e fazer algo de qualidade. Peço desculpas se fui um pouco enrolada aqui.

Boas festas e um  grande beijo!