domingo, 7 de dezembro de 2014

Tranças Nagô: Dicas de Acordo com a Minha Experiência

Tranças Nagô
Minhas tranças nagô! :) Ignorem a cara inchada de sono, ultimamente não estou tendo sono e amanheço assim '0'
Que bom voltar aqui mais uma vez e saber que as coisas, a cada dia que passa, ficam melhores. Só tenho, mais uma vez, agradecer aos leitores, porque são vocês que fazem essa bagaça andar para frente. (*---*)

Ok, hoje eu resolvi contar (neste post enorme) a minha experiência com as famosas tranças nagô, que também são chamadas de tranças soltas (há também as rasteirinhas que são "coladas" na cabeça). E acreditem: tem gente que, misteriosamente, confunde elas com os dreads, mas ok né. 
Usei elas durante esses 6 meses (desde junho), já que estava em transição capilar por conta de uma maldita permanente afro, pois a idiota, nem sabia que a permanente era um alisamento na raiz. Achava que era um tipo de tratamento para diminuir o volume, tava louca para deixar ele crespo depois de anos de progressiva, daí faço essa cagada... Mas enfim, isso foi em 2011.
Tranças Nagô: transição capilar
Eu tinha que viver de chapinha no cabelo para poder sair, porque nem rolava ele metade liso metade cacheado. Dá para perceber bem o quanto ele estava quebradiço e com aspecto "palha". Esse foi o resultado das progressivas. .-.

Como Foi Fazer

Confesso que fiz com um pouco de medo, medo de ficar feio, medo de estragar com o que sobrou do meu cabelo. Mas vou dizer uma coisa para vocês: EU ME APAIXONEI.

Eu fui fazer lá na famosa Galeria do Rock, aqui no centro de São Paulo. Dentro da galeria vocês encontram praticamente todas as tribos ali, inclusive os salões rastas (ou rastafari). Muitas das moças que trabalham lá são africanas e jamaicanas, portanto elas entendem da coisa, né?

Daí elas me cobraram R$ 200 (meu mês todo de salário) para fazer as tranças em todo o cabelo durante 3 longas horas. Mas aí você deve pensar: nossa, 200 reais fazia uma hidratação no cabelo, cortava as pontas lisas, pintava e ainda sobraria uma grana. Mas eu acho que não estaria tão satisfeita como fiquei com as trancinhas. ;)

Bons Motivos para Gostar das Tranças Nagô

Primeira vez que não gastei tanto com shampoo, creme para pentear, leave-in, condicionador e os cambal. Pensa em tipo: acorda, olha pro espelho, #partiu rua. 

Pensa, você não precisa pentear, não precisa hidratar, não precisa usar creme! Uhuu, que vitória (pelo menos pra mim que não sou vaidosa). Foi caro fazer, foi, mas que valeu a pena ficar uns meses sem se preocupar com essas coisas, ah valeu sim.

Você pode fazer um penteado mais lindo que o outro. Pode usar turbantes, bandanas e headbands. Com poucos adereços você já está linda! Além disso, como se usa kanekalon para fazer as trancinhas, você pode usar a cor que quiser sem ter que pintar o cabelo! Acho que é o melhor motivo! 

Além de tudo, meu cabelo cresceu sim. Não cresceu tipo, OMFG... Mas deu uma crescida significante e consegui ficar livre das pontas lisas que restavam. \o/

Fora o estilo e o significado político de assumir as origens africanas, já que as tranças soltas são sinônimo da cultura e do grito das mulheres negras contra a chapinha e contra essa putaria que falam dos nossos cabelos.
Tranças Nagô
Jess, a vadia que não sabe nem tirar uma foto pré-rolê kkk pra que serve essas amizade

Mas Também há as Contras

Como tudo na vida, há sempre o lado bom e o ruim. Assim como os dreadlocks, as trancinhas estragam um pouco o cabelo, piora o frizz porque puxa muito e são pesadas dependendo do tamanho (a minha ia até a bunda). Incomodam um pouco para dormir, afinal elas são enormes e são durinhas. Daí eu tinha que fazer um coque gigantesco para dormir.

Além disso, se você não tomar cuidado e não tiver higiene ele começa a ficar com mau cheiro, isso fora as micoses, fungos e etc. Tem que lembrar que seu cabelo vai ficar juntinho ali durante meses, então aqueles locais que não recebem luz, ou seja, dentro dos tufinhos de cabelos, enchem de resíduos e fica feio se não lavar com cuidado, provocando caspa, seborreia e aquelas nojera tudo.

Há também outro ponto que considero ruim, principalmente para quem tem a raiz do cabelo lisa. Apesar de meu cabelo ser crespo, a raiz dele é naturalmente lisa e adivinha o que aconteceu? As trancinhas começaram a deslizar em menos de 1 mês. :(  #Bolada.

Não aconselho a quem tem o cabelo muito liso, porque não vai ficar a não ser que você tenha dinheiro para manter, caso contrário não faça ou vai ter que retocar a cada 15 dias.

É não é barato para remover. Eu fiz o processo em casa já eu tive que abandonar o meu trabalho em setembro por motivos de saúde, o que fez com que eu não tivesse dinheiro suficiente para mantê-las, muito menos para retirá-las. Resultado: PASSEI O DIA TODO tirando as trancinhas em casa. '-'

Tranças Nagô Transição
Muito bolada com a situação.

Conclusão

Eu gostei do resultado, gostei da impressão que elas passam sobre você ao mundo. Muitas pessoas me paravam na rua para me elogiar ou para perguntar aonde eu tinha feito. Enfim, isso sempre me deixava muito feliz! 

Apesar de caro, é uma boa alternativa para quem quer sair um pouco do óbvio. Eu tô louca para voltar a poder trabalhar logo porque quero colocar tranças rosas ou roxas, não sei ainda. 

Se você procura algo que lhe dê agilidade na hora de se arrumar sem perder o estilo, tá aí um palpite. Fica lindo em qualquer pessoa e nem vem com essa de não combina comigo. O negócio é questão de personalidade.

Enfim, post ENORME to horrorizada.
Beijos!