terça-feira, 17 de março de 2015

Alisar cabelo crespo: sim, não, talvez? Por que?

Alisar cabelo crespo
Dolly Vicious, a primeira modelo negra a estampar uma revista alternativa!
Geente, desculpa mesmo a demora de responder comentários e a demora de uma postagem para a outra. É que como vocês já sabem, estou indo rumo ao vestibular, então se não estou aqui, saibam que estou me matando em cima dos livros, tá? Ok... vamos lá.

Enfim, vira e mexe as pessoas me perguntam qual é minha opinião em relação ao cabelo natural, mas o que me despertou a vontade de escrever sobre isso aqui no blog foi uma postagem no facebook que a pessoa, dando um suposto "conselho" no status, dizendo que cabelo liso bonito é cabelo liso natural e que as meninas de cabelo cacheado não alisasse o cabelo, porque "não vai ficar legal". Daí eu fiquei tipo: AHN? Daí eu pensei: e quem é ela para dizer o que a pessoa deve ou não fazer no cabelo? Tipo: fia qual é o teu problema?

Eu não sou de fazer barraco não, mas isso me deixou um pouco indignada. Primeiro por achar que por ela ter um cabelo naturalmente liso, achar que pode falar o que quiser para uma pessoa de cabelos crespos. Como se cabelo crespo fosse um item público e as pessoas podem falar o que quiser em cima dele, criticar, manusear da forma que bem entender. E este caso me lembrou aquelas perguntas básicas que toda menina negra ouve na escola desde os primeiros dias de aula? Tipo:

  1. por que você não alisa? 
  2. por que você não faz chapinha?
  3. por que você não faz escova?
  4. por que você não relaxa pra "soltar os cachos"?
  5. por que seu cabelo é assim?
  6. como é ter "cabelo ruim"?
  7. dói para pentear?
  8. seu cabelo é ruim mas se você alisar "ele vai ficar melhor"
  9. posso pegar no seu cabelo?
  10. é de verdade (quando o cabelo é longo)?

Sabe quando uma menina com um black power sai na rua e as pessoas querem pegar no cabelo dela? É a mesma filosofia. Dá vontade de perguntar: ei, chega aqui... cê nunca viu cabelo não? Foda.

E não estou exagerando. Me perguntavam esta lista aí na escola e eu ficava totalmente sem ação. Primeiro porque eu não achava meu cabelo ruim... e ele não é mesmo. Na verdade não existe cabelo ruim. E segundo porque a pessoa se achava na condição de vir falar... dar palpite... no MEU cabelo, veioo. TIPO QUE TAL HEIN CUIDAR DA SUA VIDA HEIN GATA?

É impressionante como as pessoas adoram dar as opiniões delas que, incrivelmente 99% das vezes são opiniões 100% descartáveis e que não mudam a sua vida em nada. E é isso que aconteceu com esta pessoa com mente incrivelmente brilhante se achando a sinceridade em pessoa. Me polpe né?

Acho que as pessoas não sabem diferenciar sinceridade de estupidez e cuzice. É uma dor de cagar ter que ficar ouvindo opinião sobre coisas que nem você mesmo sabe do que está falando. E por falar em facebook, isso me lembrou as manifestações "pós-panelaço" das cochas na Avenida Paulista, meus pêsames aos meus amigos pobres que moram de aluguel por perto. Um monte de gente dando palpite sem nem saber o que estava acontecendo por lá e o porquê que eles estavam lá. Enfim... só asneira!! Definitivamente não gosto de facebook!

Bom, foco... enfim... O cabelo é seu, você que cria, cuida, lava, gasta dinheiro com ele. Quem decide o que você quer fazer nele é só você mesmo. Não sou eu, nem a cabeleireira, nem as vlogueiras de cabelo crespo que vai decidir isso por você.

E porque eu deixei de alisar...

A pergunta que não quer calar... Eu deixei de alisar meu cabelo, simplesmente porque cansei de ser escrava de progressiva, além de ter a chance de perder meus cabelos para sempre, ou pior ainda: desenvolver câncer por conta do formaldeído e até chegar a perder a vida. Foi por isso que parei de alisar o meu cabelo. E estou bem assim, não sinto nem um pouco de falta e estou curtindo ele ao natural sim, porque é um direito meu e não um dever.

E eu nunca tive corte químico, não decidi isso porque meu cabelo caiu ou algo do tipo. E olha que eu nem hidrata, fazia nada, ele vivia assim, uma farofa. Até porque eu nunca fui de alisar meu cabelo toda semana como vejo as meninas por aí. Alisava de 6 em 6 meses e olhe lá. Ficava ridícula a diferença de textura, mas eu tava cagando. ;P

Eu parei porque cansei mesmo, sei lá, tô achando que é mais vantagem cuidar dele ao natura... é bem mais fácil do que se ele fosse quimicamente tratado. É menos reconstrução, não gasto dinheiro em retoque de raiz, menos produtos para comprar, menos dor de cabeça e mais saúde para mim. Simples assim.

Bom, acho que é (só) isso. :P
Beijos!