sexta-feira, 12 de junho de 2015

Vilela Boots: Vale a pena?

As minhas aquisições.

Um dia desses a Jaque linda do blog 4sphyxi4 me perguntou minha opinião em relação aos sapatos da Vilela Boots, se era bom e se vale a pena comprá-los e, como eu tive duas experiências, isto é, comprei o Sapato Boneca e o Coturno de Plataforma (ambos fiz análise deles aqui no blog) e além disso tive a chance de provar o coturno militar e o sapato boneca de verniz (ambos emprestados) e venho aqui dizer minha sincera opinião em geral.

Lembrando: elaborei este post em meu nome e em nome de muita gente que comenta alguns aspectos negativos em relação aos produtos. É minha opinião, mas também é a opinião de muita gente que converso.

Primeiramente quero dizer que este post não se trata de uma difamação da marca em si, que por sinal trata-se de uma marca de renome aqui no Brasil, e além disso é uma das pouquíssimas que ainda se empenham em manter-se produzindo peças direcionadas ao público underground. Na verdade trata-se de uma crítica construtiva, isso quer dizer que queremos que a Vilela Boots melhore em alguns aspectos, que por incrível que pareça faz muita falta e impede que muita gente adquira os produtos por conta deles. E claro, estou dando aqui a minha cara a tapa para fazer uma crítica à uma grande empresa, eu não seria estúpida ao ponto de falar de uma algo que eu não tive experiência alguma, apenas para difamar ou para promover polêmica por aí. Sou uma blogueira pobre, que não ganha nada com este blog e fala de moda alternativa por puro hobby para um público também alternativo, o que é muito restrito aqui no Brasil. A ideia deste post é puramente informativa, cabe a quem lê analisar os pontos e ver se compensa ou não comprar. Portanto vamos aos detalhes a serem observados:

Tamanhos das peças

Devo dizer que fiquei um pouco (ou talvez completamente) decepcionada com o meu coturno de plataforma porque descobri que ele simplesmente não se adapta ao meu tamanho. Falo isso porque eu sou extremamente magrela e não consigo utilizá-lo sem usar uma calça. Ou seja, não rola mesmo utilizá-lo com uma saia nem pensar. Fica todo torto, esteticamente feio, porque ele fica muito folgado nas minhas pernas, fica parecendo aquelas botas de franja... :/ Acredito eu que a Vilela deve seguir apenas o padrão BR de corpo feminino: perna grossa, coxa grossa, bundão... 

Para melhorar: Peço que invistam mais em coturnos que caibam em todo tipo de perna, por favor! Minha perna parece uma caneta bic dentro do coturno, assim não dá... Eu vou ter que apelar para os estrangeiros, que são beem fininhos e cabem certinho nas minhas canelas de passarinho. E de verdade, não é o que eu queria fazer.

Material 

Trata-se de um material de excelente qualidade, feito com couro legítimo (dá para perceber pelo cheiro característico do couro) e de excelente modelagem, porém há um triste problema, e este se trata principalmente dos sapatos feitos com couro envernizado: É... MUITO DURO! Sim, o material é tão duro que às vezes incomoda usar. O sapato boneca, por exemplo é uma chuva de críticas, porque simplesmente é tão duro que fica difícil utilizá-lo com uma meia mais fina. Definitivamente não rola usar sem uma meia comum sem rasgar a pobre meia. 

Para melhorar: Acho que deveriam repensar a forma com que são manufaturados os sapatos, pois machucam demais o pé da sociedade, minha gente. Há outra coisa: pensem que para a gente ir em festas a gente não vai de Limousine, a gente vai de BUSÃO, então não rola usar um sapato que seja difícil de mover-se sem se machucar e isso seria um suicídio pelos pés. Um material mais macio, palmilha mais macia (removível seria legal também) seria pedir demais?

Preços

Sim, eu sei. Muita gente vai pensar: "mas poxa vida, eles vivem apenas de um pequeno público que consume seus produtos... os preços estão mais que justos...", lindo, lindo... mas infelizmente negada, estamos no Brasil. Aqui não é Europa. Devemos lembrar sempre de adaptar a nossa realidade ao nosso país e não se esquecer que aqui a gente tem sol quente, tem gente gorda, gente magra, gente... pobre. Lá na Europa as pessoas tem melhores condições de trabalho e de transporte e podem numa boa gastar seus U$ 150,00 em um sapato super exótico e não se preocupar com isso.  Acho que aqui como a gente é um pouco pobre, fica difícil adquirir modelos mais exóticos.

Para melhorar: Eu sei que um coturno de plataforma ou militar jamais deveria valer R$ 50,00 (jamais mesmo, de verdade... valorizo o trabalho de quem fez), na verdade acho que deveriam fazer modelos mais simples sem abandonar a bizarrice (no seu melhor significado). Acho que poderiam caprichar em algumas coisas mais necessárias e que chamam atenção (tipo nas plataformas) e deixar de lado outros detalhes, assim abaixando o custo de manufatura para todo mundo comprar. Acho digno. Um coturno de plataforma simples, com um cano um pouco menor e menos detalhes poderia ser de preço menor, quem sabe?

Modelos para o dia-dia

Sinto falta de encontrar sapatos góticos/alternativos mais focados para o dia-dia. Isso significa que quem consome os sapatos também trabalha e não vive somente de festas. Não tô dizendo para começarem a fazer roupa social e scarpin, mas acho que deveriam se preocupar mais em peças que ajudam o consumidor a manter o estilo também no dia-dia, sem perder a essência. Eu por exemplo, quero ser "eu" 24 horas, não somente nos fins de semana. Lembre-se que o público alternativo de verdade não leva a vestimenta apenas como um acessório, mas sim como uma forma de expressão do seu estilo de vida, da sua forma de agir e pensar. 

Para melhorar: Acho que sapatilhas, botas ao estilo anos 90 (grossas, porém de uso no dia-dia), sapatos comuns com plataformas e saltos bem grossos e com alguns detalhes bizarros, porém um pouco suavizados seria legal.

Zíper

Gente, coloquem zíper nos coturnos! Eu peço por favor, em nome do Brasil! Pensa naquela pessoa que passou a noite numa festa e quando chegou em casa lembrou que tem que tirar um coturno de cano alto, desamarrar todo o cadarço para arrancá-lo dos pés. Parece que eu sou preguiçosa falando assim, mas conheço amigos que deixaram de comprar pela ausência de zíper, inclusive eu deixo de usar o coturno pela dificuldade de ajustá-lo. Facilita bastante na hora de usar porque você utiliza o cadarço para ajustar ao pé da forma que bem entender e, depois de ajustado, não tem que desfazer todo o trabalho de deixar exatamente no tamanho que a gente quer né? É só puxar o zíper e plim! Tirou.

Portanto...

Pensem mais no público que consome os produtos! A gente não vive em festa todos os dias, trabalha, pega busão lotado, ganha miséria... E nem todas tem corpão de Mulher Melancia nem de Gisele Bündchen. Pensem no clima que nós vivemos, a forma a qual nós vivemos... E isso não vale para a Vilela Boots em si, mas para TODAS AS EMPRESAS ALTERNATIVAS EM GERAL. E isso serve para as empresas alternativas tanto brasileiras quanto as estrangeiras (como se eu tivesse todo este alcance haha).

Enfim, como eu já citei, a ideia é simplesmente informar. Informar para a empresa, para os leitores e consumidores ou futuros consumidores. É difícil ler uma crítica e aceitá-la como verdade absoluta. E realmente nunca será. Somos seres humanos e a gente sempre erra e jamais quero ser a dona da verdade. A ideia é construir uma relação melhor, sem problemas, com harmonia tanto para os consumidores quanto para a empresa. 

Aceitar críticas que te ajudam a melhorar é sempre bom! Acredite! Dói, mas no final vale muito a pena e você vai sentir orgulho de si mesmo... por ter sido humilde por aceitar a melhorar e por ter sido forte para continuar melhorando. E por hoje é isso aí!

Um grande beijo!