sábado, 25 de julho de 2015

Dicas de Decoração para uma casa gótica NADA suave

Talvez aqueles morcegos no fundo farão de você uma gótica, ou não. <Fonte>
Eu tive a ideia de escrever sobre isso aqui porque além do meu post de decoração gótica ter sido citado em um post do Buzzfeed sobre dicas de decoração para uma casa "gótica suave" e ter ficado meio que sem ação, (pois quem viu meu post sabe que de gótico suave não tem porra nenhuma) este post me despertou a escrever novamente sobre decoração e arquitetura, até porque eu sou apaixonada pelo assunto e sonho em cursar arquitetura ano que vem, se tudo der certo até lá (cruza os dedos).... enfim. Então esperem mais uns artigozinhos de decoração. *-*

Sobre minha "revolta", bem... quero deixar claro que não foi pelo fato do buzzfeed ter denominado tais decorações como "góticas suaves", até porque levei na esportiva, afinal tá na moda ser "gótico suave" e eles estavam tirando sarro com as minhas fotos por conta da decoração vitoriana ser algo "suave de ser usado", pois é fácil de ser encontrado e super usável por qualquer pessoa, portanto tá aí o significado de gótico suave: uma coisa mainstream, mas que se for usada de tal forma se transforma em gótica (só que não)... Bem, o problema não foi esse, mas sim por associar o termo gótico de forma pejorativa, pois "gótico" para eles é apenas ser "sombrio, triste e macabro", o que acentua ainda mais o preconceito diante a subcultura e, quem não conhece constrói uma visão distorcida da realidade. Resumindo: brincadeirinha de mau gosto e além disso abordou de forma preconceituosa e superficial, mas fazer o que né... era essa a "graça" do texto.

As pessoas confundem muito o termo "gótico", associando-o sempre a uma coisa obscura, macabra, morta... enfim... o problema não é associar a estes sinônimos, mas sim achar que gótico se remete apenas isso, uma temática triste, sombria, emotiva e obscura, reforçando a imagem estereotipada dos góticos, pois da a aparência que se você usar tudo preto, pronto, agora tu é gótico. Se você colocar uma caveira na parede e pintar de preto, pronto, agora tua casa é gótica, ah, para... por favor. Se você quer que a sua decoração seja intitulada "Gótica", deveria saber, no mínimo, que a decoração gótica não se resume a uma casa preta, mas sim a uma mistura artística de muitos elementos que são contribuições para o que hoje se chama subcultura gótica como o expressionismo alemão, a era vitoriana, o romantismo, a arquitetura, assim como o futurismo, o fetichismo, o paganismo, o vampirismo e outras milhares de contribuições que daria outro post.

A casa de um gótico pode ser toda trabalhada no futurismo ou com temática medieval, sem necessidade de por preto em tudo. Claro que a cor preta tem uma função estética na subcultura, porém não é o principal. Ou seja, a casa de um gótico pode ser vermelha, preta, roxa, azul, verde, enfim, a cor que ele quiser. Tem góticos que nem aderem a decoração gótica, então porque raios ter uma casa preta e branca vai te fazer um gótico?

Enfim, quem estudou sobre o assunto sabe que o termo "gótico" é muito mais amplo que a gente imagina e de um significado histórico que foi remoldado diversas vezes ao longo dos anos, até chegar a atual denominação que conhecemos hoje. O que eu quero dizer com isso é que: arquitetura ou decoração "gótica" não quer dizer que seja literalmente uma "decoração macabra", "obscura", e sim uma decoração que tem um significado, também histórico e de impacto cultural, social e religioso também, por isso, favor estudar mais para cagar menos.

É isso.
Beijos!