segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ENEM + Machistas não passarão

Perceberam a sumideira que anda acontecendo nos últimos tempos né? Pois é, pra quem não sabe, estou em ano de vestibular e pretendo entrar ano que vem *joga boas energias* e ontem teve redação polêmica, coisa que não é novidade pra ninguém, afinal a televisão só falou disso ontem e hoje. Pra quem não sabe/gosta de escrever, a redação é a pior parte, é um verdadeiro tormento, mas eu fico até feliz, pois é a parte que eu mais me dou bem e, curiosamente, o tema foi sobre a persistência da violência contra mulheres na sociedade brasileira. Putz, eu quase pulei de alegria!

Tema muito bem colocado! Eu sinceramente já esperava por algo do tipo, mas acabei me surpreendendo porque trata-se de um assunto que eu entendo bastante, então ~taca-lhe pau nessa redação~. Quando terminei eu senti que estava bem escrito, mas de novo pequei na conclusão, pois não calculei direito o número de linhas e acabou ficando meio bostaiada... digo incompleta (faltou sal). mas nada que comprometa meu desempenho, acredito eu. Em 2013 eu tirei 920 pontos na redação e neste ano esperava 1000, mas acho que modestamente não chego a tudo isso não.

Bom, até aí beleza, porque eu fiquei contente com a redação, porém me ferrei legal em matemática, pois não administrei o tempo (e ainda minha menstruação desceu adiantada, no meio da prova, para me ajudar) e também o cansaço me venceu, mas mesmo assim não fui tão mal quanto pensava. :)

O que me deixou furiosa mesmo não foi nem mesmo o meu desempenho mediano, mas os comentários que surgiram na internet após o término do 2º dia... pessoas "estudadas" e frequentadores de cursinho, falando que o ENEM era "feminista, marxista e esquerdista", por defender apenas as mulheres. Puta que pariu, o que um infeliz deste está fazendo num exame nacional do ensino médio? Um cara destes deve estar na primeira série do ensino fundamental, porque infelizmente um ser humano que pensa desta forma não teve sequer uma aula de sociologia/filosofia (ou dormiu nas aulas), porque confundir direitos humanos com esquerdismo/marxismo... Por acaso precisa ser mulher para defender os direitos das mulheres? Precisa ser gay pra defender os direitos LGTB? Precisa ser negro para lutar contra o racismo? Precisa ser "de esquerda" para ter amor ao próximo?

Mulheres morrem todos os dias no Brasil - e no mundo - e simplesmente por "serem mulheres". Isso é certo? Todos os dias somos humilhadas por "homens" em lugares públicos... como se nós fôssemos objetos... É um absurdo. Sinceramente, não sou de desejar mal a ninguém não, mas neste caso, eu acredito que uma pessoa destas não esteja apta a entrar em uma universidade. Ela necessita de mais estudo e menos estupidez e, além disso, precisa aprender a agir como um adulto, não como uma criança mimada e egoísta.

É interessante como os que se dizem "coxinhas" (entenda a "direita/extrema-direita" brasileira) gostam de dizer que todo auxílio que se faz ao próximo é esquerdismo. Se os vestibulares dão cotas para negros (que por falar nisso, eu era a única negra na minha sala de prova), se dão cotas para alunos de escola pública, se a FUVEST liberou cursos para ingresso pelo SISU, se o ENEM fala da violência contra a mulher e cita em um trecho minúsculo de uma das maiores feministas de todos os tempos trata-se de um ato de "esquerdismo". Não que o esquerdismo seja ruim, mas que a relação que as pessoas estão fazendo entre direitos humanos e posicionamento político é ridículo. Prova da ignorância do povo brasileiro.

Engraçado (se não fosse trágico) que muitas mulheres estavam repetindo feito papagaio essa idiotice de que "não precisamos de feminismo", PQP amiga assim não dá, você é mulher também, não é porque você nunca apanhou de um homem que deve ser contra ao feminismo e invalidar o sofrimento de milhares de mulheres por todo o mundo. E homens morrem todos os dias? Claro que morrem, mas não simplesmente por serem homens, mas sim por causas sociais... mesmas causas sociais que mulheres estão inseridas também, todos os dias, portanto -amiga cala a boca-. SEJAMOS MENOS EGOÍSTAS, pelo amor dos deuses, que mundo estamos? Não seja de direita, não seja de esquerda, seja humano!