sábado, 12 de dezembro de 2015

A realidade sobre cena alternativa de São Paulo

Muitas vezes eu vejo por aí as pessoas falando que é difícil ser alternativo em cidades pequenas, porque o bafafá é grande e muitas vezes (senão sempre) você vira motivo de piada. Algumas destas mesmas pessoas costumam falar também que é mais fácil ser alternativo em cidades grandes e metrópoles, pois a aglomeração de pessoas é maior e, consequentemente, há mais pessoas da cena, o que facilita a tolerância pelos demais. Certo?

Adicionar legenda
Até aí tá até que certo... na teoria. Tá, aqui em São Paulo tem sim uma cena bem presente. Me arrisco a dizer que a cada quinze pessoas que eu vejo pelo menos uma é, visualmente falando, pertencente de alguma "tribo urbana". Seja gótica, punk, headbanger (estes últimos principalmente), hipsters e rockabilly aqui é até que fácil encontrar. As pessoas são acostumadas sim, mas uma coisa que eu necessito informar a vocês: principalmente a quem não mora na zona metropolitana de São Paulo é que o povo aqui é bem desunido! Na verdade as pessoas vivem cada um em sua vida, assim como as outras pessoas que "se vestem normal". Não é flores como vocês imaginam não.

Ultimamente as pessoas estão muito seletivas, e quando digo "seletivas" me refiro a um modo geral. Antigamente era bem comum encontrarmos estes encontrinhos que hoje a Rúbia (Nosferotika) trouxe de volta das trevas (é um revival! Continue fazendo, sempre!) e, hoje em dia é raridade. Na Rua Augusta, um dos ponto de encontro dos góticos de SP, virou alvo de um público bem chatinho, se é que vocês me entendem. Baladinhas caras e sem graça, muito mimimi nas calçadas e criancinhas de 14 anos sendo paradas pela polícia... parte engraçada do rolê. Sei lá, não há mais "música" no contexto, mas sim visual, e quando me refiro ao visual, acrescente um padrãozinho de beleza em cima. Sim, aqui a cena está cada vez mais conservadora e superficial.

Tem dias que eu fico pensando: cara que porra essas pessoas estão fazendo misturadas ao público alternativo? Que que elas querem aqui? Ou eu sou muito estranha ou o mundo está perdido mesmo. Eu, sinceramente tenho poucos amigos alternativos... Eu até parei de andar em bandos, porque sinceramente a cada dia que passa a gente encontra um rebelde reacionário pagando de fodão. Isso é patético e me faz dormir, prefiro assistir um culto evangélico.

Bem, a ideia não era destruir a cena de São Paulo, até porque salvemos as beldades que encontramos por aí e pela blogosfera, né não? Muitxs meninxs representando a cena alternativa com vigor. Mas a ideia mesmo era mostrar que não tem a desculpa de  não se montar porque você mora em cidade pequena, porque julgamento tu vai ter em qualquer lugar. Desencanem dessa ideia que morar numa cidade grande irá resolver seu problema que não vai... Sejam felizes, da forma que vocês são, aonde puderem, porque hoje em dia a coisa tá bem feia.

Espero que tenha sido útil!
Beijos!