quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dreads e Metal Combina Sim!

Max Cavalera e a sua dredada power u.u
Oi meus thuthukos! Eu estou muito feliz com os comentários que vocês mandam aqui no blog! Só me faz ter mais vontade de voltar aqui e escrever mais e mais! Obrigada também pelas curtidas no facebook e pelos elogios do layout, eu fico muito feliz pelo reconhecimento.
Enfim, esta semana eu estava lendo um lixo de artigo de um site inglês (que não vale nem a pena citar, já que estaria dando popularidade a quem não merece) que fala sobre a cultura do heavy metal em geral, desde notícias a textos e resenhas de CD's, etc. 
Até estava gostando do site quando me deparei com um artigo mais ou menos assim: "Dreadlocks: That's not Metal", ou seja, a tradução livre: "Dreadlocks: isso não é Metal". Daí, é claro né... Choveu comentários com um monte de críticas sobre o site e blá blá blá.

Porém mesmo assim, MUITA gente concordou com o post e ainda fez brincadeiras de mau gosto, falando que dreads é coisa de headbanger mendigo, fizeram brincadeiras ridículas com bandas de nu metal como o Korn (sempre né) e outras coisas que nem valem a pena citar aqui para não poluir nosso querido blog.

Eu fiquei indignada com a situação, não porque uso e gosto (na verdade estava usando tranças nagô agora né), mas pelo preconceito por parte da tribo por causa de um penteado. Dreadlocks, tranças, são penteados, gente. Assim como maria-chiquinha, rabo de cavalo... só que de longa duração (o.o)

Beleza é só o apelido para esta moça não é mesmo?
Sabe de uma coisa? Eu nem quero (nem vou) acreditar que esta repugnância exista apenas porque se tratam de penteados... digamos... de negro? Sabe essa mania que a sociedade tem de reprimir tudo que veio da "senzala"? Tipo quando alguém assume que segue a religião do Candomblé e todo mundo começa a chamá-la de macumbeira. Vish, sai logo daqui!

Nem quero pensar se talvez fossem os vikings nórdicos from hell #wtf que usassem seus dreads mágicos criados pelas valquírias de Odin. (?) 

Talvez ninguém teria zoado as pessoas que usam, nem o Korn, muito pelo contrário, talvez iriam bajular e elogiar o estilo e até adotá-lo. Mas não, isso é só coisa de preto que dança reggae #meucu (me desculpem). E isso não é afrocoitadismo como muitos dizem, é realidade meus amores.

*----*
O ideal do metal, ao meu ver é que nós tenhamos, acima de tudo, LIBERDADE. É essa a palavra que define a tribo como um todo. O metal começou assim, dando socos e pontapés na cara da sociedade, mostrando que a gente faz o que gosta e do jeito que quer, que a gente não é otário, seguidor de patrão, lambe-ovo de governo (eu sei eu exagerei).

No momento que a gente se depara com opiniões como estas, só nos faz pensar que este movimento está próximo do fim, está absorvido pela sociedade burguesinha, que faz tudo por pura estética, não pelo significado.

Portanto, se você, leitor, usa dreads ou já pensou em usar, não se deixe levar por esses falsos metaleiros ou seja lá a merda que for isso. Seja você mesmo, use o que gosta, não se preocupe se eles insistem a te moldar. Afinal, se você quisesse ser moldado talvez tu escolheria ser qualquer babaca por aí seguidor de tendência e nem tinha chegado até o fim deste post.

E se você não gosta, fique para você, ninguém precisa saber da opinião de ninguém, cada um com a sua vida, sua escolha, seu objetivo. Ah, já ia esquecendo! Vou contar um segredinho pra vocês: ir pro mosh de dreads é BEM mais legal, muahahaha!

E vocês? Usam dreads? Usariam? Teve ou presenciou algum tipo de preconceito em relação aos dreads? Me contem, estou ansiosa!

12 comentários:

  1. MADAHAAAAAAAAAAAAAAAA, QUE BLOG MENINA <3
    Minha amg Folie (do blog Doce Pandemonio) me mostrou teu blog, fiquei encantada com esse layout e como o Madessy é cheio de personalidade <3 Daí eu vi que tu fui no meu blog, e fiquei tipo "caramba, tô zerando a vida", aosd9u8ahys
    Primeiro, quando eu li o título do post, não associei o "dreadlocks" com o penteado, até porque eu não sabia que tinha gente com preconceito de metaleiros e afins com o penteado e_ê Mas cara, sério isso? Meio besta da parte deles e_e
    "Assim como maria-chiquinha, rabo de cavalo... só que de longa duração (o.o)" LDOKAIJUSHDBANS
    Eu sei que tem gente que não gosta, acha feio e coisa de mendigo (sim, difícil de acreditar mas existe G.G) mas... o que isso tem a ver com a música? Até agora tô meio bugada com esse assunto.
    Enfim, teu layout é tri sensacional e cê sambou nessa carta u_u
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meio besta é pouco... Sinceramente, peço a eles que segurem um tomar no cu com força kkkkkkkkkkkk Agora eu tô linda maravilhosa tendo que usar tudo que esses fdp fala que presta ou não presta... me polpe, se quisesse seguir regras eu saia do underground e retornava ao mundo mainstream mesmo, que vou seguir tendências e usar o que os outros mandam.

      Obrigada pelo elogio linda teu blog é incrível!

      Excluir
  2. É triste perceber esse tipo de comportamento dentro de uma subcultura que nasceu da revolta contra os padrões. Ainda mais o meu tão amado e querido Metal. Mas é assim, pessoas sempre serão pessoas e onde estiver um monte delas, sempre vai ter o babaca preconceituoso.

    Enfim, eu já quis usar e quem sabe quando meu cabelo ficar grande eu não faça algo assim? E eu acho as suas trancinhas lindonas! *o* De vdd mesmo!

    Obrigada pelas visitas ao meu blog, e pelo carinho! ♥
    Blog lindo e um arraso as always!

    • 4sphyxi4 •
    universoasfixia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico um pouco triste de saber que até o underground já está tendo padrões a serem seguidos... Ainda mais a cena metal, que não há tanta preocupação estética dessa forma... '-' Tipo, cuidem da vida de vocês kkkk

      AA muito obrigada mesmo pelo elogiooo kkkkkkk usa eu vou amar ver tu de dreads mulekaa ♥ E teu blog é um show!

      Excluir
  3. Meu que preconceito idiota destes caras!
    Agora a cena metal tá parecendo cena mainstream..."Tem que usar isso, não pode aquilo..." Isso é coisa de pessoas com pensamentos limitados!
    Concordo contigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preconceito e falta do que fazer, Vivien... é tenso gente que gosta de cuidar da vida alheia...

      Excluir
  4. Arrasou nesse post! Concordo muito com você!!!

    O metal é um estilo muito bacana, mas o problema ultimamente tem sido seus seguidores que tem se transformado num bando de panacas, iludidos, alienados. Um estilo que nasceu com uma proposta de liberdade e que agora fica limitando seus seguidores. E isso nem é só na questão estética. Já vi muito metaleiro por aí criticando quem curtia as músicas do estilo por ouvirem outras coisas nada a ver. Como se você fosse obrigado a gostar apenas de uma única coisa, ser uma única coisa. E cadê a graça de ser "uma metamorfose ambulante"!?

    Sobre a questão de estar ligada a cultura africana, eu também super concordo. A verdade é que o mundo é super preconceituoso e não quer assumir pra não parecer feio. E aí fica difícil lidar com o problema quando as pessoas não querem o assumir. E aí ficam inventando que tudo é vitimismo, se fazer de coitado e aquele bla, bla, bla todo que você com certeza conhece.

    Sobre os dreads, eu acho super bacana! Só não acho que tem muito a ver comigo. Mas se tivesse, com certeza usaria! ^^

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses caras que tem esse preconceito com os cabelos alheios são aqueles típicos que ouvem até metal nazista e diz que só ouve porque o ritmo é bom, porque acha legal mas não ouve jamais pela letra... Tipo assim, e se a letra fosse um discurso de ódio a sua mãe, que o cara vai pegar ela e esganar até a morte, será que cê vai ouvir colega??? KKKKKK provavelmente não né... Esses caras viu pelamor nem perco tempo!

      É foda viu Mone, a gente tem que aguentar cada coisa no nosso dia-dia...

      Excluir
  5. Eu já pensei em usar dreads, mas fico encanada com a parte de cortar o cabelo muito curto e isso me encana bastante. Mas penso em usar kanechalon (não sei como se escreve) no futuro pra fazer o cabelo crescer natural (btw ajudar na transição haha). Cara tem uma parada sobre dreads que é problemático sobre pessoas brancas usarem dreads pq é apropriação cultural, mas isso é um tema mais polêmico.

    Porém adorei o texto. Na verdade tem uma coisa que me faz meio que ficar bolada com o metal hoje em dia que é uma coxinhisse sem tamanho por parte dos headbangers. O que vai contra toda a ideologia, assim aprendi, do heavy metal. Tá virando um negócio absurdo e uma falta de estudo tamanha sobre capitalismo e comunismo. Haha. Beijo.

    http://omeunaoincrivelmundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu medo, o mesmo kkkkkkkkkkk to com medo de raspar (como irei headbangear vey?)... kkkkkkkk problemasss

      Excluir
  6. Acho que estou um pouco atrasada porque sou novata por aqui (uhauahauhauah) Mas adorei seu blog.

    Sobre o post: infelizmente pra mim não é surpresa (mas continua sendo algo revoltante). Não é de hoje que certos fãs de metal demonstram uma postura retrógrada. Até hoje eu não consigo engolir que existe vertente nazista (NSBM) no metal.

    Mas enfim, voltando aos dreads, lembro do baixista do Voodoopriest usar dreads extremamente fodas. O Jonne Järvelä também tem dreads daorissimos (mas dai eu não sei dizer se ele usa por influência celta, mas de qualquer forma o estigma e racismo sempre vem por ser algo presente também na cultura africana)

    E uma dia eu quero com certeza usar dreads, o problema é deixar o cabelo crescer, no momento eu to na pira de raspar hahahaha

    http://natocadatoupeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vey vey veyyy a do jonne é tipo muito foda ahushuahsua eu amei! Mas com certeza é por conta da influência celta também. A origem dos dreads é um verdadeiro enigma. Tem gente que diz que eles surgiram na Índia, com os "sarcedotes" indianos (não me lembro o nome de cabeça agora dos caras), outros já dizem que a origem é africana e que os cabelos crespos fazem dreads naturais (sem precisar enrolar e tal) e outros já dizem que eles existiam em alguns locais da europa, por influência celta (dizem que os celtas tinham cabelos enrolados)... Enfim, uma loucura.

      Mas cara, deixar o cabelo crescer é foda viu kkkkkkk e eu com meus cabelos cacheados, que cresce 4cm e encolhe 3? Complicaaado viu kk

      Excluir