segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ENEM + Machistas não passarão

Perceberam a sumideira que anda acontecendo nos últimos tempos né? Pois é, pra quem não sabe, estou em ano de vestibular e pretendo entrar ano que vem *joga boas energias* e ontem teve redação polêmica, coisa que não é novidade pra ninguém, afinal a televisão só falou disso ontem e hoje. Pra quem não sabe/gosta de escrever, a redação é a pior parte, é um verdadeiro tormento, mas eu fico até feliz, pois é a parte que eu mais me dou bem e, curiosamente, o tema foi sobre a persistência da violência contra mulheres na sociedade brasileira. Putz, eu quase pulei de alegria!

Tema muito bem colocado! Eu sinceramente já esperava por algo do tipo, mas acabei me surpreendendo porque trata-se de um assunto que eu entendo bastante, então ~taca-lhe pau nessa redação~. Quando terminei eu senti que estava bem escrito, mas de novo pequei na conclusão, pois não calculei direito o número de linhas e acabou ficando meio bostaiada... digo incompleta (faltou sal). mas nada que comprometa meu desempenho, acredito eu. Em 2013 eu tirei 920 pontos na redação e neste ano esperava 1000, mas acho que modestamente não chego a tudo isso não.

Bom, até aí beleza, porque eu fiquei contente com a redação, porém me ferrei legal em matemática, pois não administrei o tempo (e ainda minha menstruação desceu adiantada, no meio da prova, para me ajudar) e também o cansaço me venceu, mas mesmo assim não fui tão mal quanto pensava. :)

O que me deixou furiosa mesmo não foi nem mesmo o meu desempenho mediano, mas os comentários que surgiram na internet após o término do 2º dia... pessoas "estudadas" e frequentadores de cursinho, falando que o ENEM era "feminista, marxista e esquerdista", por defender apenas as mulheres. Puta que pariu, o que um infeliz deste está fazendo num exame nacional do ensino médio? Um cara destes deve estar na primeira série do ensino fundamental, porque infelizmente um ser humano que pensa desta forma não teve sequer uma aula de sociologia/filosofia (ou dormiu nas aulas), porque confundir direitos humanos com esquerdismo/marxismo... Por acaso precisa ser mulher para defender os direitos das mulheres? Precisa ser gay pra defender os direitos LGTB? Precisa ser negro para lutar contra o racismo? Precisa ser "de esquerda" para ter amor ao próximo?

Mulheres morrem todos os dias no Brasil - e no mundo - e simplesmente por "serem mulheres". Isso é certo? Todos os dias somos humilhadas por "homens" em lugares públicos... como se nós fôssemos objetos... É um absurdo. Sinceramente, não sou de desejar mal a ninguém não, mas neste caso, eu acredito que uma pessoa destas não esteja apta a entrar em uma universidade. Ela necessita de mais estudo e menos estupidez e, além disso, precisa aprender a agir como um adulto, não como uma criança mimada e egoísta.

É interessante como os que se dizem "coxinhas" (entenda a "direita/extrema-direita" brasileira) gostam de dizer que todo auxílio que se faz ao próximo é esquerdismo. Se os vestibulares dão cotas para negros (que por falar nisso, eu era a única negra na minha sala de prova), se dão cotas para alunos de escola pública, se a FUVEST liberou cursos para ingresso pelo SISU, se o ENEM fala da violência contra a mulher e cita em um trecho minúsculo de uma das maiores feministas de todos os tempos trata-se de um ato de "esquerdismo". Não que o esquerdismo seja ruim, mas que a relação que as pessoas estão fazendo entre direitos humanos e posicionamento político é ridículo. Prova da ignorância do povo brasileiro.

Engraçado (se não fosse trágico) que muitas mulheres estavam repetindo feito papagaio essa idiotice de que "não precisamos de feminismo", PQP amiga assim não dá, você é mulher também, não é porque você nunca apanhou de um homem que deve ser contra ao feminismo e invalidar o sofrimento de milhares de mulheres por todo o mundo. E homens morrem todos os dias? Claro que morrem, mas não simplesmente por serem homens, mas sim por causas sociais... mesmas causas sociais que mulheres estão inseridas também, todos os dias, portanto -amiga cala a boca-. SEJAMOS MENOS EGOÍSTAS, pelo amor dos deuses, que mundo estamos? Não seja de direita, não seja de esquerda, seja humano!

10 comentários:

  1. Lacrou com esse texto menina!
    Disse tudo que eu penso também, viu!?
    E quer saber, já que esse povo ta enchendo o saco de mais, se ser de direita significa odiar as pessoas por características ou escolhas, sou esquerdista siiim!
    Mas te falar uma coisa, eu também to bem cansa desse mundo e dessas pessoas egoístas...
    Agora, uma coisa é muito triste, aposto que muito machista vai passar nessa redação pelo simples fato de mentir sobre o que eles realmente pensam no texto. Eu mesma vi um monte de comentários desse tipo "menti na redação do enem pra poder passar, bla, bla, bla, mi, mi, mi..."
    Enfim, espero que tenha se saído bem no ENEM! Boa sorte!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mone! ♥_♥ Eu penso o mesmo que ti. Às vezes, as pessoas perguntam sobre o meu posicionamento político, e penso da mesma forma que você. Se ser "de direita" é cultivar o ódio ao próximo disfarçado de "liberdade de expressão", sou esquerdista também!!!

      Eu pensei o mesmo sobre a redação. Quem realmente manja de redação, mesmo que não concorde com o tema, se for coerente consegue fazer uma boa redação. Mas eu penso que os homens machistas dificilmente irão conseguir elaborar uma boa proposta de intervenção e bons argumentos para comprovar a tese. Torcemos por isto! KKK Afinal, pessoas más nós queremos distância.

      Muito obrigada pelo apoio! :***
      Beijos!

      Excluir
    2. Mal os errinhos, tô no celular kkkk mel dels

      Excluir
  2. Que arraso de texto!
    Menina, hoje eu estava conversando com uma garota que estuda comigo e ela disse que a redação foi horrível pra ela porque ela não conhecia o assunto e não tinha nada pra colocar quando ela disse eu fiquei encabulada e com cara de "Wtf?" . ( Eu me intrometendo aqui)
    Esse tema foi um impacto muito grande pra muita gente.

    Espero que você tenha se saído bem no ENEM .
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa! ♥
      Pois é menina, infelizmente há muitas meninas que ainda não conhecem o seu potencial. É triste nós ainda vermos mulheres que não compreendem a violência, na verdade, elas passam por ela todos os dias (violência verbal), porém mal sabe que trata-se daquilo que o tema da redação abordava... :(

      Foi de grande impacto para mim também, porém positivo! Eu confesso que abri um sorrisão no meio da prova ahsuhasuhasua

      Eu agradeço, querida! De verdade! E retribuo com muito carinho!
      Beijos!

      Excluir
  3. Gostei muito do seu texto, Madaha! O tema foi maravilhoso, embora infelizmente direitos humanos sejam comumente confundidos com politicagem, como você pontuou muito bem.

    Espero que tire uma nota excelente como a última e que realize o sonho da universidade. Será Design mesmo? :)

    E gente, agora que vi que você só tem 19 aninhos, me senti idosa HAHAHA. A impressão que dá é de que você é bem mais velha, talvez pela maturidade e pela clareza em seus posicionamentos.

    Falando nisso, não sei se agradeci pelo seu comentário em um texto político meu, creio que não porque passei por aqui algumas vezes e vi algumas postagens que me deixaram sem palavras pra entrar no assunto (falando de algumas de suas dificuldades). Você é uma guerreira e merece sucesso, desejo de todo o coração que seus caminhos se abram!

    E voltando ao seu post:

    "Por acaso precisa ser mulher para defender os direitos das mulheres? Precisa ser gay pra defender os direitos LGTB? Precisa ser negro para lutar contra o racismo? Precisa ser "de esquerda" para ter amor ao próximo?".
    Ahazou, muié!
    E não, não precisa.

    Sou latina (filha de mex), mulher, bissexual, classe média baixa, trabalhadora since 2003 e não preciso ser esquerdista para apoiar determinadas causas, embora eu me encaixe como "coxinha" por ser totalmente contra o governo petista. Mas para por aí, como naquele texto eu justifiquei que os fundamentalistas não me representam.

    Enfim, tenho certeza de que uma conclusão imperfeita não afetará o desenvolvimento da sua redação, você escreve MUITO bem e acho que você tá dentro. Agora oremos pela Matemática, haha.

    Beijão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hell!!! Que texto! Enfim, esperei ler com calma para poder retribuir da mesma forma.

      Pelo jeito, ultimamente o mundo está conspirando para Design, sempre fui apaixonada, é algo que está em mim e não consigo fugir disso haushaush! Eu agradeço muito, de verdade, fico lisonjeada!

      Hoje em dia, confesso que às vezes tenho opiniões bem maduras em relação às pessoas da minha geração, mas no fundo eu sou bem doida viu, as aparências enganam jaiosdiajsofigjoaijsodif E eu agradeço muito pelo seu carinho! :´)

      Eu, assim como você não sou a favor do governo petista, porque cá entre nós, já sabemos que a corrupção no Brasil não é nem questão de partido, é universal. Sabemos que há pessoas que querem o mal de todos os lados, seja PSDB ou PT ou PTB, ou a droga de partido que for. Eu compartilho da tua opinião, porque não vejo motivos para defender nenhum dos lados. O que custa nós sermos humanos apenas?

      E não, você não é coxinha, você pensa pelo todo, e é isso que um cidadão tem que fazer. Nós precisamos de pessoas como você, que não brigam por partidos, mas por direitos para todos. E é assim que deveríamos viver. :D Coxinhas pensam no próprio rabo, com o perdão da palavra, mas é a verdade, infelizmente...

      Eu escrevo bem, você escreve muito mais! Adoro seus textos, viu? Sempre tô lá acompanhando, mesmo que às vezes não deixe comentários.

      Beijos! E mais uma vez, muito obrigada! *-*

      Excluir
  4. Lindo texto ..forte ,impactante e único ..parabéns ,estou mandando pensamentos positivos .....vai dar tudo certo em sua prova ^^

    http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica! Fico lisonjeada viu? Agradeço pelo carinho! *-*
      Beijos!!

      Excluir
  5. Eu não estava procurando feito uma alucinada posts sobre esse assunto, mas em todos os blogs que visitei desde aquele dia até agora, esse é o primeiro que encontro algo sobre. E, sério, fiquei muito feliz ao ler seu texto.

    Acho que, o maior erro da sociedade hoje em dia, é sujar a palavra "feminismo". Tenho certeza que boa parte dessas pessoas que dizem não precisar do feminismo, não sabem nem qual é o significado da palavra. Aposto que elas até se sentem frágeis com essa situação, como se precisássemos de mais apoio do que os homens, o que é verdade, mas não porque somos mulheres e, biologicamente, tendemos a sermos mais fracas que homens, e sim porque a maior parte das leis existentes hoje, foram regidas por homens, ou seja, beneficiam mais os homens. Acho que, o mundo se tornaria mais pacífico, se as pessoas entendessem que feminismo é um movimento que luta pela igualdade, não uma denominação do tipo machista (existe muita gente que acha que feminismo é o contrário de machismo, eu fico louca com isso). Enfim, desculpa por fazer um comentário tão grande, mas é que fiquei muito feliz mesmo com o seu texto, e espero que você tenha ido bem na prova. =)

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir