segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Método Zyla: descobrindo a paleta de cores pessoal adaptada (versão goth)

E aqui estou eu novamente depois de 3 anos sem postar. Às vezes eu sinto tanta falta de escrever, mas agora eu estou mais focada no grymora que desde 2020 eu venho postando mais sobre esoterismo. Aliás, se você não conhece meu novo blog/trabalho, vai lá em grymora.com

Como vocês já podem imaginar, em 3 anos muitas coisas mudaram. Cheguei a ficar loira platinada, tive algumas crises de personalidade e ainda descobri meu transtorno de personalidade limítrofe, também conhecido como borderline. E para quem acompanha esse blog de anos atrás sabe que eu sempre tive altos e baixos, muitas crises emocionais e parece que agora tudo faz mais sentido na minha vida.

Com isso, voltou a vontade de colocar para fora algumas inspirações e passa tempos prediletos que é a moda (alternativa)! Eu tô em uma processo profundo de autoconhecimento e estou estudando muito sobre alguns métodos para conhecer melhor o nosso corpo e adaptar cores e estilos para aquilo que nos deixa mais confortável e que tem mais a ver com a gente.

Com isso, eu trouxe hoje as minhas conclusões sobre o método Zyla, que busca descobrir a paleta de cores ideal para nosso tom de pele, olhos e cabelos. Ultimamente eu andei pensando muito nisso, quero me vestir bem mas valorizando cada parte natural do meu corpo, sem ter que "artificializar" minha aparência para se encaixar em um estilo.

Ando pensando muito sobre qual estilo gótico mais tem a ver comigo e, quando digo isso, é sobre meu dia dia, meu estilo de vida.

Resumidamente, sou uma pessoa caseira, mais reservada e simples, que curte uns rolês mais tranquilos, sem muita gente, que prefere mil vezes ir tomar um café a sair para o carnaval de rua... Então eu não vejo mais sentido em vestir algo que vá contra esse meu estilo de vida. Eu também curto uma coisa mais esotérica, como todo mundo já sabe, então eu quero me aproximar mais desse lado, sem deixar a essência dark/gótica que sempre falou mais alto.

Introdução completa, agora vamos para o Método Zyla. Primeiro eu vou mostrar cada ponto do método e vou mostrar fotos para ficar mais ilustrativo.

Cor romântica 
A cor romântica no método Zyla é a cor que temos ao corar e ao apertar nosso dedo. Aquela cor do sangue é a sua cor romântica. E para que serve essa cor? Ela serve para transmitir esse lado mais amoroso e romântico, transmite afeto e aconchego e receptividade. Da pra usar na roupa e na maquiagem, como no blush, por exemplo. 



Minha cor "romântica é tipo um tom de salmão/rosa bebê e acho que fica excelente no blush, da pra usar também algumas roupas medievais/góticas com esse tom. Acho que fica lindo!

Cor dramática
A cor dramática é a cor das nossas veias no pulso em luz natural. As cores das veias normalmente são azuis, verdes ou roxas ou uma mistura disso tudo, que é o meu caso. Tem de tudo um pouco! Acho que é por isso que é tão difícil eu achar uma base que seja coincidente com meu tom de pele. 


Eu saturei as cores propositalmente para enxergar bem a diferença entre elas e fiquei surpresa, pois são tons que eu gosto e que sinto que caem muito bem em mim. Esses tons, nós podemos usar quando queremos ressaltar algo, aumentar a atenção para algum ponto específico do nosso corpo ou look. Por isso, é legal usar por exemplo jóias e bijuterias dessas cores, porque ressalta bem o seu tom natural de pele. Esses tons também são excelentes para escolher um vestido de festa!

Cor da Essência
Essa cor é o nosso "branco" pessoal. Isso significa que é a nossa cor mais clara de nossa paleta de cores. Geralmente, a parte mais clara do nosso corpo costuma ser a palma da mão e, para encontrar essa cor, precisamos analisar o centro da palma da mão.


Tentei pegar 4 pontos porque eu imagino que a diferença de luminosidade pode interferir na cor final. Resumidamente o tom é mais próximo desse abaixo:

É um salmão bem nude e eu amo essa cor, apesar de usar muito preto, eu curto uns tons de nude de vez em quando, principalmente quando se refere a maquiagem. Essa cor a gente pode usar para passar tranquilidade e transparência, é uma cor bem intimista e é para aqueles dias que não queremos chamar muito atenção e ficar confortável, simples, etc.

Cor tranquila e energética 
Essa cor é, respectivamente, a da parte mais clara e a parte mais escura da nossa íris. Representam a nossa cor tranquilizante e energizante, então essa cor é a ideal para usar em dias de muito estresse e turbulência. Essa cor também é legal para a decoração da casa, afinal é a sua cor tranquilizante.

Meu celular está com a câmera frontal meio lesionada então por favor não me xinguem pela péssima resolução. Meu olho é um tom de mel que às vezes está bem amarelo e às vezes está bem laranja, não sei exatamente qual é a cor final kkkk, mas não tem nenhum tom de verde, então eu peguei vários pontos, lembrando que iremos considerar o mais claro e o mais escuro.

Aí podemos usar o primeiro tom para quando estamos precisando de um pouco de paz na vida e usamos o segundo e terceiro tom alaranjado para dar um gás quando estamos naquela preguiça. Temos cromoterapia? Claro, vocês está em um blog de bruxa! 

Cor base 1  - Parte escura do olho
É a nossa cor mais escura, a nossa cor preta formal. Seria semelhante ao nosso branco lá em cima. Essa cor é encontrada no anel da íris, ou seja, na borda do seu olho. Eu já adicionei na paleta de cores do olho aí em cima, é a quarta cor, representa um marrom bem profundo, um tom terroso. Essa cor a gente usa em ocasiões formais e mais sóbrias. Seria o ideal para uma entrevista de emprego, por exemplo, por ser um tom sóbrio e elegante.

Cor base 2 - Parte mais escura do cabelo
É importante que você analise o tom de cabelo natural para identificar a cor exatam mais escura do seu cabelo. Meu cabelo natural é um castanho médio que ao queimar fica um ruivo acastanhado, mas não iremos pegar o tom desbotado e sim o tom natural.
Eu peguei essa foto, mas meu cabelo não está natural. Eu já havia pintado de preto azulado e ele estava desbotando, por isso não tenho as cores reais dele aqui, mas não fica muito longe disso. Essa cor mais escura do nosso cabelo usamos em ocasiões menos formais, mais descontraídas (todo dia hehe). Ainda bem que saiu o preto (mesmo sendo um resultado adulterado).

Cor base 3 - Parte mais clara do cabelo
Essa terceira cor, pegamos daquela parte mais clarinha do cabelo, aquela parte que geralmente se expõe mais ao sol. Essa cor é para dar um destaque final em nosso look / make! Então é um tom excelente pra usar em detalhes como por exemplo bijuterias, na sombra ou no bronzer. Analisando a minha paleta acima, o tom mais claro é o segundo. Amo uma sombra nesse tom!

E é isso gente, hoje eu quis compartilhar e deixar minha paleta salva aqui. Volto em breve pra compartilhar o meu kibbe também hehehe. Até breve!