terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Paranapiacaba: a Silent Hill do Brasil em fotografias ♥

Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
Olha como ela tava no domingo (dia 15/02) *-* parece mais cenário de video game!
Oi, oi, oi, oi, oi, oi! Como vocês estão? Estão bem? Eu estou muito feliz, porque esta semana eu combinei com meus familiares a viajar até a perfeita Paranapiacaba, uma cidade aqui da zona de Santo André, em São Paulo. Fica praticamente em cima da serra do mar, pensa na beleza! Pensa numa cidade que une naturalmente o belo ao bizarro e sombrio! É lá, minha gente!

Para quem não conhece, Paranapiacaba é uma cidade histórica e foi lá que alguns imigrantes ingleses se instalaram em meados do século XIX para realizar a construção e operação da ferrovia de São Paulo, inclusive a estação da Luz, portanto o resultado foi a união da arquitetura inglesa com um clima bem peculiar da mata atlântica com um clima maravilhoso e digno de apreciar!

Inclusive os trabalhadores da vila resolveram deixar sua marquinha inglesa, fazendo uma réplica linda da Torre do Relógio, que não consegui fotografá-la de perto porque estava chovendo (já era umas 17h).

Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
Essa eu coloquei filtro, desculpem é porque senão não dava para enxergar o relógio por conta da chuva :(
Faz um pouco de frio lá e já chegando o fim da tarde, tipo umas 17h cai a neblina em cima da cidade, e as ruas ficam tipo, LOTADAS de neblina! A natureza é divina! E por isso que todo mundo diz que Paranapiacaba é a Silent Hill da vida real, por causa do jogo de terror Silent Hill que possui as ruas nebulosas, igualzinho as da cidade. E olha que estamos no verão, imagina isso no inverno!

Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
Filme Silent Hill - baseado no jogo (mucho loko hahaha)
Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
E Paranapiacaba. Dá pra fazer um belo ensaio gótico por lá, não?
Por falar em gótico a presença dos góticos por lá é quase que comum, já que na cidade há o Cemitério dos Maquinistas, onde ficam grande parte da turma por lá. Todas as pessoas que foram enterradas lá morreram em serviço e o cemitério não deixa de ser frequentado por todos, afinal faz parte da história da cidade. Eu entrei lá e gente: um silêncio tão gostoso! ♥

Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
A cruz que parece uma espada. Linda!
Outros aproveitam a casa do engenheiro-chefe da vila, que é conhecida lá como Castelinho e é a residência mais alta da cidade e gente, cá entre nós: a vista é magnificamente perfeita! Ela virou museu, portanto quem quiser conhecer a fundo a história de lá, no Castelinho tem monitores para contar para você, amor é pouco! Mas vá bem cedo, porque fica lotado nos dias de domingo!

Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
Castelinho: cenário de filme, e eu não parava de fotografar!
O que eu mais fiquei encantada lá foi com a diversidade de plantas, flores e cores. Há mais ou menos 5 nascentes de água por lá! E limpas! Tirei várias fotos de algumas flores lindas que encontrei por lá, afinal adoro fotos macro e de flores, mas não vou colocar aqui, senão não irei mostrar a cidade... se quiserem ver, tem lá no meu flickr.

Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
O trenzinho partindo!
A população de Paranapiacaba é bem humilde. Muita das casinhas de lá são à moda inglesa, algumas de madeira da época, e outras foram reformadas, mas continuam na madeira. São casinhas bem simples, mas que se não fosse elas, a cidade não teria a mesma paisagem.

Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
Linda essa casinha *-*
Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
Foto saiu trêmula, mas eu amei essa foto.
Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
Detalhe das casinhas antigas
E por fim, o que não podia faltar, a foto da maria-fumaça e a foto da rua cheia de neblina. Um lugar que tem tudo a ver até na funcionalidade. Os 88km de distância valeram super a pena.

Lembrando que não dá para entrar na cidade de carro, você estaciona na entrada e curte a cidade à pé. E que você vá no meio da semana, porque domingo é muito cheio!

Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
O trem antigo funciona para os visitantes também!
Paranapiacaba, São Paulo, a Silent Hill do Brasil
No estacionamento, já 18h (horário de verão)
É outra dimensão minha gente! Eu super recomendo a visita para todos. Até minha mãe que não curte frio gostou da cidade. Meu pai já curte essas coisas mais sinistras, com ele foi mais de boa convencer de que seria legal. Minha irmã adorou. Enfim, fica a dica! Espero que vocês tenham gostado.

Beijos!

7 comentários:

  1. Meu esse lugar é perfeito, sempre combino de fazer uma visita e sempre acabo desistindo D: Como faz para chegar??? AMEI as fotos, beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu sou L-O-U-C-A pra conhecer esse lugar!
    Sempre vejo fotos e fico imaginando milhões de ensaios aí...
    Belas fotos! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de vontade de ir,depois que uma amiga/cobaia fotográfica, me mostrou as fotos do lugar em 2010, e vive me chamando pra ir na steamcon,morro de vontade de ir!Mas nunca dá,é um lugar que ainda vou me programar para visitar,não apenas para fotografar (isso é o de menos aliás),mas para apreciar ♥.

    ResponderExcluir
  4. Menina, que arrazo de foto é essa do seu perfil? <333
    Eu já visitei Paranapiacaba uma vez com meu namorado, também pretendo republicar nesse meu novo blog as fotos que tirei por lá. Achamos até uma cachoeirinha! Realmente, lugar inspirador! <33

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu moro em São Bernardo do Campo e nunca visitei Paranapiacaba, acredita? Meu pai sempre enche meu saco falando que é super perigoso e tudo mais, aí eu fico com um pouco de medo de sair andando por lá, porque eu sou meio paia e morro de medo de ser roubada :x

    Eu fiquei com vontade de visitar a cidade porque há alguns meses atrás, haviam montado uma "cidade do terror" com os antigos monstros do Playcenter, então deve ter sido super divertido hahaha

    Beijos! Oh My Feels!

    ResponderExcluir
  6. Lugar mágico e ao mesmo tempo sinistro. Quero conhecer e viajar de trem por lá, tirar muitas fotos e bater perna. Coloquei esse passeio na minha lista "antes dos 40" . Suas fotos de lá ficaram lindas. Bjsss

    ResponderExcluir
  7. This place is wonderful!
    I will have to add it to my list of dream places to visit before I die.
    Beautiful pictures! ♥

    ResponderExcluir