sábado, 25 de julho de 2015

Dicas de Decoração para uma casa gótica NADA suave

Talvez aqueles morcegos no fundo farão de você uma gótica, ou não. <Fonte>
Eu tive a ideia de escrever sobre isso aqui porque além do meu post de decoração gótica ter sido citado em um post do Buzzfeed sobre dicas de decoração para uma casa "gótica suave" e ter ficado meio que sem ação, (pois quem viu meu post sabe que de gótico suave não tem porra nenhuma) este post me despertou a escrever novamente sobre decoração e arquitetura, até porque eu sou apaixonada pelo assunto e sonho em cursar arquitetura ano que vem, se tudo der certo até lá (cruza os dedos).... enfim. Então esperem mais uns artigozinhos de decoração. *-*

Sobre minha "revolta", bem... quero deixar claro que não foi pelo fato do buzzfeed ter denominado tais decorações como "góticas suaves", até porque levei na esportiva, afinal tá na moda ser "gótico suave" e eles estavam tirando sarro com as minhas fotos por conta da decoração vitoriana ser algo "suave de ser usado", pois é fácil de ser encontrado e super usável por qualquer pessoa, portanto tá aí o significado de gótico suave: uma coisa mainstream, mas que se for usada de tal forma se transforma em gótica (só que não)... Bem, o problema não foi esse, mas sim por associar o termo gótico de forma pejorativa, pois "gótico" para eles é apenas ser "sombrio, triste e macabro", o que acentua ainda mais o preconceito diante a subcultura e, quem não conhece constrói uma visão distorcida da realidade. Resumindo: brincadeirinha de mau gosto e além disso abordou de forma preconceituosa e superficial, mas fazer o que né... era essa a "graça" do texto.

As pessoas confundem muito o termo "gótico", associando-o sempre a uma coisa obscura, macabra, morta... enfim... o problema não é associar a estes sinônimos, mas sim achar que gótico se remete apenas isso, uma temática triste, sombria, emotiva e obscura, reforçando a imagem estereotipada dos góticos, pois da a aparência que se você usar tudo preto, pronto, agora tu é gótico. Se você colocar uma caveira na parede e pintar de preto, pronto, agora tua casa é gótica, ah, para... por favor. Se você quer que a sua decoração seja intitulada "Gótica", deveria saber, no mínimo, que a decoração gótica não se resume a uma casa preta, mas sim a uma mistura artística de muitos elementos que são contribuições para o que hoje se chama subcultura gótica como o expressionismo alemão, a era vitoriana, o romantismo, a arquitetura, assim como o futurismo, o fetichismo, o paganismo, o vampirismo e outras milhares de contribuições que daria outro post.

A casa de um gótico pode ser toda trabalhada no futurismo ou com temática medieval, sem necessidade de por preto em tudo. Claro que a cor preta tem uma função estética na subcultura, porém não é o principal. Ou seja, a casa de um gótico pode ser vermelha, preta, roxa, azul, verde, enfim, a cor que ele quiser. Tem góticos que nem aderem a decoração gótica, então porque raios ter uma casa preta e branca vai te fazer um gótico?

Enfim, quem estudou sobre o assunto sabe que o termo "gótico" é muito mais amplo que a gente imagina e de um significado histórico que foi remoldado diversas vezes ao longo dos anos, até chegar a atual denominação que conhecemos hoje. O que eu quero dizer com isso é que: arquitetura ou decoração "gótica" não quer dizer que seja literalmente uma "decoração macabra", "obscura", e sim uma decoração que tem um significado, também histórico e de impacto cultural, social e religioso também, por isso, favor estudar mais para cagar menos.

É isso.
Beijos!

10 comentários:

  1. "Faça a merda que voce quiser" HEUAHEUAHE <3 AMEI SOCORR

    ResponderExcluir
  2. Confesso que no começo eu achava bem engraçadinha essa coisa de fazer piadinha com góticos suaves e pans, mas chega né? Sei lá, uma coisa é a gente que conhece a subcultura fazer piadinha e tal, só que outro dia eu tava simplesmente com uma blusa preta comum e um jeans e aí uma colega disse que eu tava indo pra faculdade muito ~gótica~ (?????) gente. Tô me mudando pra um apartamento muito legal e já pensei em misturar vários elementos decorativos com cores que eu gosto (que atualmente se resumem a preto, vermelho e roxo), mas só de pensar que as pessoas vão vir na minha casa e dizer ~nossa como você é góticaaaa~ me dá uma preguicinha.
    Enfim, não é a primeira vez que esse pessoal do buzzfeed pega coisas aleatórias e chama de gótico. Mas se até a Lana del Rey é gótica, quem somos nós pra duvidar, né nón? Se tá na internet é porque é verdade KKKKKKKKKKKK

    Beijos <3
    Burlesque Suicide

    ResponderExcluir
  3. Esse "gótico" que eles usaram no texto é de fato, ambíguo. E a onda do "suave" não deixa de "piorar" todo o desentendimento em torno dos 2 significados da palavra "gótico". Em português, gótico tanto é subcultura, quanto é adjetivo pra coisas históricas, obscuras. Então é correto eu pintar o meu quarto de preto e colocar caveiras e dizer que ele está gótico, pois falo como adjetivo. Mas não seria correto eu dizer que meu quarto é gótico relacionando-o com a subcultura (pois não sou da subcultura). Por isso quando você fala (corretamente) que nem toda decoração gótica é macabra, é verdade. Porque o gótico como adjetivo se refere ao século XIX e como eles liam a época medieval. Então eu posso ter um quarto de inspiração vitoriana, que seja gótico.
    Por causa dessa confusão, em inglês, fizeram uma divisão.
    "Gothic" fica pra ser usado como adjetivo e "Goth" como subcultura. Em português a mesma palavra servir pra duas coisas diferentes (mas interligadas) provoca muita confusão.
    Eu escrevi (tentei) sobre isso uma vez: http://www.modadesubculturas.com.br/2010/07/dark-gothic-goth-gothic-metal.html
    Adorei suas dias e como você disse no 8: seja livre! Cada pessoa é única e tem que explorar o que gosta! ;)

    ResponderExcluir
  4. Bela resposta ao BuzzFeed, guria! Quem disse que para ser gótico precisa de tudo aquilo do post?
    Decoração é algo que deve refletir quem vive no ambiente. Eu sou gotica, meu quarto não. É cheio de pelúcias, fadas, caixas coloridas. Refletem as minhas memórias e historias!
    Cuidado que com posts assim logo logo vc aparece de novo no Buzz Feed hein? hahahaha brincadeirinha!
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo29/7/15

    PQP huahuahauahauahauahaua risos infinitos com a foto da garota no começo do post. Quem quer, por exemplo, se sentir mais "parte da mídia" ou, até mesmo, "se destacar", "chamar mais atenção" e se descreve "g0tica suave", podendo até chegar ao ponto de "sentir-se" capaz de definir o termo Gótico (sendo que, neste caso, o ser sequer tem conhecimento do sentido histórico da palavra ou da subcultura em si, usando termos errados que contribuem ainda mais para o preconceito...) são os mesmos indivíduos que olham os adeptos de fato, com olhos tortos...

    ResponderExcluir
  6. Cara... eu não aguento mais essa coisa de gótica suave... toda vez que leio essas uas palavras juntas meus olhos já viram... é muita banalização e deturpação do (s) real (is) sentido (s) de gótico...
    Enfim, adorei o post!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida que gótica ou não, devemos fazer o que quisermos :)

    *XoXo
    - www.helenaprimeira.blogspot.pt
    - https://www.youtube.com/watch?v=u8FHHl3dT3g
    - https://www.facebook.com/PrimeiraPanos?ref=hl

    ResponderExcluir
  8. A única coisa boa dessa moda gótica é que fica mais fácil encontrar peças lindas hahahahaha *-* então nem ligo!

    http://blvckwasabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. acho que as pessoas andam se utilizando apenas da estética gótica e não da subcultura em si. o que é meio triste pra quem está dentro de verdade. ah, eu não vi esse post no buzz [ainda bem. mesmo que não esteja inserida no cenário, fico meio p da vida com as apropriações erradas que as pessoas fazem]. - @ emilie escreve

    ResponderExcluir
  10. o pior não é a moda em si tirar coisas quem sempre criticaram como forma de ganhar dinheiro, o ruim messsmo é alguém que não conhece nada da subcultura se vestir por completo (de fachada,claro) e ser gloriada por isso. Lamentável.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir